Html e Design

TRUQUES E MACETES DO COREL DRAW




A frase acompanha o formato de um objeto com o CorelDraw

Que tal fazer uma frase acompanhar o formato de um objeto, como uma elipse? Primeiro, trace a figura que servirá de base para o texto. Em seguida, desenhe uma ferramenta Texto e digite nela as palavras desejadas. Agora, com a ferramenta Seleção, clique na elipse, pressione Shift e clique no texto. No menu Texto, escolha Ajustar Texto ao Caminho. O texto aparece no topo da figura, acompanhando seu formato. Surge uma nova barra de ferramentas, na qual você pode escolher outras formas de posicionar a frase em relação à figura. Em vez de ficar em cima, ele pode passar para baixo ou para um dos lados. Ou, ainda, passar para dentro da linha.

Como desenhar quadrados com a ferramenta Retângulo com o CorelDraw

No CorelDraw , a ferramenta Retângulo também serve para desenhar quadrados. Mas como garantir que a figura obtida é realmente um quadrado? É simples: mantenha pressionada a tecla Ctrl e trace a imagem. A figura resultante será, obrigatoriamente, um quadrado. O mesmo procedimento se aplica à ferramenta Elipse, que também desenha círculos. Em versões anteriores do programa, você primeiro desenha um retângulo (ou elipse) e depois o ajusta para um quadrado (ou círculo).

Para selecionar um objeto oculto com o CorelDraw

Num desenho com várias camadas, como selecionar um objeto oculto, que se encontra numa camada abaixo da imagem que você está vendo? Não é difícil fazer isso, mas é preciso aplicar alguns truques. Acompanhe o roteiro:

1. Com a ferramenta de seleção, clique no objeto em primeiro plano, abaixo do qual está o objeto que você deseja editar.

2. Agora, pressione Alt e clique de novo no objeto em primeiro plano, a fim de transferir a seleção para o objeto imediatamente abaixo.

3. Repita o passo 2 tantas vezes quanto necessário, até selecionar o objeto desejado.

Como retornar à última ferramenta utilizada com o CorelDraw

Para retornar à última ferramenta utilizada, pressione a barra de espaços. Esse comando é muito mais rápido e prático do que pegar o mouse e escolher a opção desejada na caixa de ferramentas. Para combinar dois objetos ao longo de uma linha traçada à mão livre com o Corel Draw

Uma característica interessante do CorelDraw é a possibilidade de combinar dois objetos ao longo de uma linha traçada à mão livre. Com os objetos já desenhados na página, selecione o botão Mistura Interativa. Agora, pressione Alt e trace uma linha ligando uma figura à outra e solte a tecla Alt. Enquanto traça a linha, você pode ver a estrutura da nova imagem, que será a combinação das duas originais.

Uma forma de achar objeto não visível com o CorelDraw

Outra forma de localizar um objeto não visível (veja a nota 2) é usar a tecla Tab. Selecione um objeto qualquer e acione Tab repetidas vezes até encontrar o item que procura.

Utilize os efeitos da Tinta Úmida com o CorelDraw

Entre os numerosos efeitos gráficos disponíveis no CorelDraw, vale a pena experimentar a Tinta Úmida. Como o nome sugere, ela dá a fotos a impressão de pintura com a tinta ainda fresca. Para obter esse resultado, aplique sucessivas combinações de valores positivos e negativos para o grau de umidade da foto. Números negativos produzem a impressão de que a tinta está escorrendo. Isso ocorre principalmente com as cores mais escuras. Os valores positivos produzem efeito idêntico nas cores claras. Para fazer o teste no CorelDraw 9, clique na foto com a ferramenta Seleção e acione o comando Bitmaps/Distorcer/Tinta Úmida. Na janela que se abre, movimente o controle de Porcentagem para definir o tamanho das gotas e o de Umidade para indicar quais cores vão "pingar".

Para traçar a imagem do centro para a periferia com o CorelDraw

Normalmente, quando se traça uma figura - uma elipse, por exemplo -, o desenho é feito de um ponto extremo a outro. No entanto, há casos em que é melhor traçar a imagem do centro para a periferia. Para isso, pressione a tecla Shift e faça o desenho. Também é possível manter pressionadas as teclas Ctrl+ Shift e traçar, desde o centro, quadrados e círculos perfeitos. Utilize cores misturadas no CorelDraw

É fácil aplicar cores misturadas no CorelDraw . Primeiro, selecione um objeto e escolha uma cor na paleta. Depois, pressione a tecla Ctrl e clique em outra cor na paleta. O matiz resultante, na figura, é a combinação das duas cores. Repita o segundo passo para cada cor que você desejar adicionar. Ao incluir uma tonalidade na mistura, você percebe que há uma pequena mudança na cor anterior. Para aumentar a proporção de uma cor, mantenha Ctrl pressionada e selecione-a várias vezes na paleta.

Um truque para fazer curvas artísticas com o CorelDraw

Um dos recursos do CorelDraw é a possibilidade de aplicar efeitos artísticos a curvas. Para experimentar esse recurso, trace uma curva com a ferramenta Mão Livre. Em seguida, acione o comando Efeitos/Mídia Artística. Aparece a janela Mídia Artística, ancorada na tela principal. Selecione o objeto traçado a mão livre e escolha um tipo de pincelada-padrão na janela Mídia Artística.

Para colocar objetos dentro de outros objetos com o CorelDraw

O CorelDraw dispõe de um recurso chamado PowerClip, que permite colocar objetos (o conteúdo) dentro de outros objetos, chamados recipientes. Para criar um PowerClip, siga os passos:

1. Selecione o objeto que será usado como conteúdo - por exemplo, uma fotografia, da qual um trecho será destacado no PowerClip. Se a foto for muito maior que o recipiente que vai recebê-la, corte-a, deixando apenas o trecho que efetivamente será usado.

2. Acione Efeitos/PowerClip/Colocar em Recipiente.

3. O cursor se transforma numa seta, específica para a manipulação de PowerClips. Clique no recipiente com essa seta e o PowerClip está pronto.

Para personalizar a barra de ferramentas com o CorelDraw

No CorelDraw , você pode criar uma barra de ferramentas personalizada e reunir nela os comandos que mais utiliza. Clique em Ferramentas/Opções e, na tela que se abre, selecione Personalizar/Barras de Ferramentas. Em seguida, na lista Comandos, escolha um item desejado e arraste-o para fora da janela Opções. Surge uma nova barra de ferramentas flutuante. Arraste para ela outros comandos e feche a janela Opções. A nova barra de ferramentas passa a ser um objeto permanente. Você pode mantê-la flutuando ou ancorá-la em algum canto da tela.

Como lidar com estilo de texto no CorelDraw

É fácil criar uma tecla de atalho para aplicar um estilo de texto. Primeiro, acione Ferramentas/Estilo de Gráficos e Texto, ou Ctrl+F5. Na janela que surge, escolha o estilo desejado. Clique no mesmo estilo com o botão direito e escolha, no menu de contexto, a opção Editar Tecla de Ativação. Abre-se a janela Opções. Nela, clique na caixa de combinação cuja legenda é "Pressione a nova tecla de atalho". Agora, pressione a combinação de teclas que você deseja associar ao estilo - por exemplo, Alt+F5. O nome dessas teclas aparece na caixa. Se a combinação já estiver atribuída a outro comando, o CorelDraw avisa - não libera o botão Atribuir, que deve ser pressionado para concluir a operação. Dê OK para fechar a caixa de diálogo Opções. Um detalhe: é possível criar uma combinação com mais de duas teclas, mas somente até quatro delas.

Personalizando o nome da barra de ferramentas no CorelDraw

Cada nova barra de ferramentas que você cria assume um nome-padrão seqüencial: Barra de Ferramentas 1, 2 etc. Mas você pode personalizar esse nome. Para isso, acione Ferramentas/Opções e, na caixa de diálogo, escolha o item Personalizar. Agora, na lista Barras de Ferramentas, selecione a que deseja renomear. Clique outra vez no item e digite o novo nome. Nessa mesma tela, pode-se eliminar uma barra personalizada. Basta selecionar o nome dela e acionar o botão Excluir.

Como usar a ferramenta Faca em curvas de Bézier com o CorelDraw

Use a ferramenta Faca para traçar curvas de Bézier sobre um objeto e recortar superfícies irregulares. Para isso, faça o seguinte. Primeiro, clique no botão da ferramenta Forma e, na barra de opções, selecione a ferramenta Faca. Leve o cursor para um ponto na borda do objeto. Quando a Faca estiver pronta para cortar, o ícone inclinado do cursor passará a se apresentar em posição vertical. Então, mantenha pressionada a tecla Shift e vá clicando para posicionar os próximos nós da curva. Ao mesmo tempo, gire o cursor para ir definindo o formato do corte. Para garantir um bom resultado, o último ponto também deve ser posicionado em algum lugar da borda do objeto. Terminada a curva, pressione a barra de espaços, para desativar a ferramenta Faca. Por fim, acione a tecla Tab e arraste o pedaço desejado da figura.

Obtendo traço realmente curvo na curva de Bézier com o CorelDraw

Ao traçar uma curva de Bézier, ela apresenta um número inicial de nós que dão às linhas um perfil poligonal. Para obter um traço realmente curvo, é preciso adicionar nós à curva de Bézier. Para isso, selecione a curva e escolha a ferramenta Forma (F10). Em seguida, clique num dos nós existentes e surgem, próximos, outros pontos de referência. Arraste-os para ir dando à curva o formato arredondado. Nessa tarefa, use, na barra de Propriedades, botões como Tornar o Nó Suave, Converter Linha em Curva e vários outros.

Para alinhar objetos com o uso do teclado no CorelDraw

É muito fácil alinhar objetos com o uso do teclado. Basta selecioná-los e aplicar uma das seguintes teclas:

T - alinha pelo topo.

B - alinha pela parte mais baixa (bottom).

R - alinha os objetos pela direita (right).

L - alinha pela esquerda (left).

Um detalhe interessante: o resultado do alinhamento depende da ordem em que você clicar os objetos na hora de selecioná-los. Se, por exemplo, houver dois objetos, o primeiro clicado é que vai se deslocar para estabelecer o alinhamento com o topo, fundo, direita ou esquerda do outro. Esse princípio também vale para as teclas rápidas de centralização.

Para pintar um objeto com um gradiente de cores no CorelDraw

A ferramenta Preenchimento - o balde de cor - oferece, entre outras opções, a possibilidade de pintar um objeto com um gradiente de cores. Para usar essa opção, selecione o objeto a ser pintado e escolha a ferramenta Diálogo Preenchimento Gradiente (ou F11). Defina, por exemplo, duas cores para o degradê. A variação de uma tonalidade a outra pode ser feita em diferentes números de passos, variando de 1 a 256. Esse número é a chave para o efeito a ser obtido com o degradê. Quanto mais próximo de 256, mais suave é o "trajeto" de uma cor a outra. Para mudar o valor, clique no botão com o desenho de um cadeado, a fim de destravar o acesso à caixa Etapas.

Como imitar a mão do pintor no CorelDRaw

Eis um truque para imitar a pressão utilizada pela mão do pintor ao executar uma pincelada. Na caixa de ferramentas, selecione Mídia Artística. Na barra de propriedades, ligue o botão Pressão. Agora, vá traçando uma linha enquanto dá sucessivos toques na tecla seta para cima. Isso engrossa o traço do pincel. Toques sucessivos na seta para baixo produzem o efeito contrário.

Para dar um efeito sombra com o CorelDraw

Use um efeito de sombra para dar aos desenhos uma impressão de profundidade. Selecione a ferramenta Sombreamento Interativo. Depois, clique na imagem e arraste-a para o lado no qual a sombra deve ser projetada. Surge um pequeno quadrado branco no centro da figura e uma seta que indica a direção da sombra. Continue arrastando até ver o contorno da figura deslocando-se nessa direção. Quanto maior o deslocamento do contorno, maior a sombra.
Para mudar a orientação da página com o CorelDraw.
No CorelDraw, é possível mudar a orientação da página (retrato ou paisagem) sem abrir nenhuma caixa de diálogo. Clique com o botão direito na orelha que contém o nome da página, na parte inferior da tela. No menu de contexto, escolha a opção Alternar Orientação de Página..

Fazendo uma curva girar em torno de seu ponto central com o CorelDraw

Para girar uma curva em torno de seu ponto central, clique duas vezes (não é duplo clique) no objeto com a ferramenta Seleção. O primeiro clique seleciona o objeto e o segundo o faz apresentar alças de rotação. Há dois conjuntos de alças. As mais exteriores giram o objeto em torno de seu ponto central. As internas, mais próximas à curva, deslocam a imagem, deformando-a. Também é possível definir o ângulo de rotação da imagem digitando-o na barra Propriedades.

Centralizando um objeto na página com o CorelDraw

Uma forma rápida de centralizar um ou mais objetos na página é selecioná-los e usar as seguintes teclas de atalho: E centraliza horizontalmente os itens selecionados; P reúne todos os objetos no centro da página; e C centraliza os objetos em relação a um eixo vertical. Quanto à ordem de deslocamento das imagens.

Para pôr o texto dentro de um círculo com o CorelDraw

Normalmente, uma caixa de texto (ferramenta Texto) é um objeto retangular. No entanto, é muito comum a necessidade de dispor um texto dentro de um objeto com outro formato, como um círculo. É simples: desenhe o círculo e selecione-o. Em seguida, clique na ferramenta Texto, pressione Shift e leve o cursor para algum ponto da borda da figura. Quando o cursor apresentar um pequeno quadrado com as letras AB, clique na figura. Esta passa a exibir uma segunda borda interrompida - sinal de que a caixa de texto assumiu o formato do outro objeto. Digite dentro dela e observe que o texto se ajusta a esse formato. Se for necessário, é possível separar os dois objetos. Basta selecionar os dois objetos e dar o comando Organizar/Separar. A ferramenta Texto mantém o formato herdado da outra figura, mas agora pode ser separada do molde.

Como voltar à Seleção no CorelDraw

Depois de realizar uma operação com qualquer outra ferramenta de desenho, para voltar rapidamente à ferramenta Seleção, pressione a barra de espaços.

Para duplicar um objeto com o CorelDraw

Para duplicar um objeto, pressione a tecla + no teclado numérico. A cópia é criada exatamente em cima do original. Clique no centro dela e arraste-a para ver os dois objetos.

Para traçar linhas de guia no CorelDraw

Trace linhas de guia, horizontais e verticais, para ajudar na execução do desenho. Para uma linha vertical, pressione Alt e arraste a linha de um ponto da régua horizontal. Para a linha vertical, Alt+linha a partir de um ponto da régua vertical. Para eliminar uma linha de guia, selecione-a e acione a tecla Del.

Aplicando efeito de vidro enrugado no CorelDraw

Quando se trabalha com fotos, é possível aplicar nelas uma variedade de efeitos. Um deles é o chamado Bloco de Vidro, que distorce a imagem como se ela passasse a ser vista através de um vidro enrugado. Entre os profissionais do ramo, esse efeito recebe o nome de pixelização. Para aplicá-lo no CorelDraw 9, selecione a foto e, no menu Bitmaps, escolha Criativo/Bloco de Vidro. Surge uma caixa de diálogo, na qual você deve indicar a largura e a altura (em pixels) do bloco de vidro. Use o botão Visualizar, que lhe permite experimentar com as dimensões do bloco de vidro e antecipar o resultado, sem aplicar o efeito.

Para traçar círculos concêntricos com o CorelDraw

Utilize o princípio da duplicação, para traçar círculos concêntricos. Desenhe o primeiro círculo. Duplique-o. Agora, mantenha pressionada a tecla Shift e desloque para dentro, com a ferramenta Seleção, uma das quatro alças externas do objeto. Com isso você produz um círculo concêntrico menor que o primeiro.






Gosta de acompanhar os rumos das linguagens de programação? Então não fique de fora dessa! Descubra o que é o HTML 5!




Você depende dele, mas não o vê a olho nu. O código HTML está presente nas páginas da web há mais de dez anos e tem uma larga aceitação dos usuários por todo o mundo. Com certeza, qualquer pessoa que tem uma ligação um pouco mais estreita com computadores e internet já ouviu falar em HyperText Markup Language (Linguagem de marcação de hipertexto), ou seja, o HTML. A principal característica desse tipo de programação são as “tags” – as marcações para inserção de algum tipo de objeto ou característica de um objeto através de comandos em inglês e números.



As linhas a seguir exemplificam, de maneira quase grosseira, o que seria o código HTML de uma simples página da web sem quaisquer recursos avançados:



Descubra o que é o HTML 5!



Sabendo disso, podemos partir para a nova versão dessa linguagem de marcação de hipertextos. Já na sua quinta forma, o código HTML agora pode ser aproveitado para novas funções que podem beneficiar os desenvolvedores e os internautas. Isso acontece graças ao desenvolvimento quase paralelo da linguagem HTML e o XML. De maneira geral, o código XML é uma linguagem de marcação, assim como a outra já citada, que tem como objetivo principal criar documentos com dados hierarquicamente organizados.



É mais prático do que você imagina!



Com essa aproximação das linguagens, muita coisa pode mudar dentro de pouco tempo. Ao que tudo indica, a tão sonhada Web Semântica de Tim Berners-Lee está no caminho de acontecer e o HTML 5 pode ajudar bastante a chegar lá. Como pode observar, o sistema de divisão de marcações é todo feito por tags. Nessa nova linguagem, algumas dessas “etiquetas de marcação” mais objetivas. De modo geral, com essas e as outras novidades, será muito mais fácil navegar pela Internet!



O HTML 5 veio para tornar mais rápida a navegação em sites!



Tags Canvas



Fazer pequenas edições e criar imagens a partir de JavaScript ficou muito mais simples!



Especializadas em renderizar imagens em bitmap, as tags canvas serão específicas para a edição breve de imagens através de APIs ou JavaScript. Esse tipo de edição acontece pura e exclusivamente de maneira muito similar a outros geradores de imagem em duas dimensões (2D). Além disso, as Canvas Tags são compatíveis com as folhas CSS.



Tags de vídeoIncorporar vídeos ao seu site ou blog não depende mais de códigos extensos!



Incluir vídeos em HTML como conhecemos hoje, utilizando códigos para o “embed”, ou seja, incorporar vídeos à página será muito mais simples. O HTML 5 possui tags específicas para a inserção de vídeos no corpo da página. Basta inserir a tag de vídeo assim como se faz com aquela destinada às imagens.

Assim, será necessário indicar uma “src”, ou seja, “source” (fonte) que nada mais é do que a origem do vídeo. A inserção de imagens em HTML funciona com a seguinte linha:



Esta linha de comando vai inserir imagens na sua página



Para os vídeos a situação será muito semelhante ao que é feitos hoje com as imagens. Assim como a edição rápida de atributos tais como “height” (altura) e “width” (largura) também poderão ser feita diretamente no código e totalmente personalizados pelo desenvolvedor da página ou do usuário que desejar criar algo completamente novo e aprender novas técnicas.



Geolocalização



APIs ajudarão a localizá-lo onde quer que você esteja!Saber onde você está não é uma informação importante só para os seus pais, namorados ou namoradas. O HTML 5 também possui maneiras de descobrir a sua localização e informá-la aos sites e serviços que você acessa. Os APIs serão o ponto forte para determinar a localização de um usuário.

Por isso, este recurso de geolocalização permite o que se chama de “geottaging”. Através disso, pode-se fornecer ao usuário conteúdos específicos para o local em que ele está. É muito útil para aplicativos de smartphones, uma vez que este recurso envia e recebe informações a respeito de onde o indivíduo está.

Acesse aplicações mesmo que elas estejam offline!



Caching de aplicações



Agora, com o HTML 5 os aplicativos web poderão ser acessados offline via cache. De acordo com a publicação provisória da W3C, o arquivamento desses aplicativos será feito via URL em que cada uma delas possui uma categoria diferente. As entradas mestre são aqueles documentos que foram adicionados ao cache por um contexto de navegação indicado por um atributo de manifesto. Já o manifesto é a fonte da URL indicada na Entrada mestre do HTML. Esses arquivamentos ainda podem ser agrupados ou não.



Base de dados

Armazenar dados do seu site fica mais simples!



Apesar de não ser um recurso muito utilizado por usuários não desenvolvedores, os bancos de dados são importantes para os sites. No HTML 5, algumas vantagens serão implementadas como a possibilidade de entradas de valores ou palavras chave, além do banco de dados SQL.



E o que muda para o usuário?



Se você possui um perfil um pouco mais ligado às novidades tecnológicas, sentirá boas diferenças ao navegar pela Internet. Isso porque o HTML 5 irá facilitar muito a vida de todos nós – quer sejamos desenvolvedores ou apenas usuários. Para os desenvolvedores, fica mais rápido produzir sites cada vez mais fáceis e limpos para que os usuários possam aproveitar ao máximo cada uma dessas melhorias.



Muita coisa que vai mudar pode facilitar sua vida!



Você irá notar que colocar vídeos do YouTube no seu site ou blog ficará cada vez mais simples, assim como os conteúdos específicos direcionados para você que está procurando por uma padaria ou locadora de filmes pelo navegador do seu smartphone. Os conteúdos possuem a tendência de serem convergentes, assim como a linguagem de programação. O HTML 5 vem exatamente para facilitar esse processo!



Fonte: Baixaki







TRUQUES E MACETES DO COREL DRAW




A frase acompanha o formato de um objeto com o CorelDraw

Que tal fazer uma frase acompanhar o formato de um objeto, como uma elipse? Primeiro, trace a figura que servirá de base para o texto. Em seguida, desenhe uma ferramenta Texto e digite nela as palavras desejadas. Agora, com a ferramenta Seleção, clique na elipse, pressione Shift e clique no texto. No menu Texto, escolha Ajustar Texto ao Caminho. O texto aparece no topo da figura, acompanhando seu formato. Surge uma nova barra de ferramentas, na qual você pode escolher outras formas de posicionar a frase em relação à figura. Em vez de ficar em cima, ele pode passar para baixo ou para um dos lados. Ou, ainda, passar para dentro da linha.


Como desenhar quadrados com a ferramenta Retângulo com o CorelDraw


No CorelDraw , a ferramenta Retângulo também serve para desenhar quadrados. Mas como garantir que a figura obtida é realmente um quadrado? É simples: mantenha pressionada a tecla Ctrl e trace a imagem. A figura resultante será, obrigatoriamente, um quadrado. O mesmo procedimento se aplica à ferramenta Elipse, que também desenha círculos. Em versões anteriores do programa, você primeiro desenha um retângulo (ou elipse) e depois o ajusta para um quadrado (ou círculo).


Para selecionar um objeto oculto com o CorelDraw


Num desenho com várias camadas, como selecionar um objeto oculto, que se encontra numa camada abaixo da imagem que você está vendo? Não é difícil fazer isso, mas é preciso aplicar alguns truques. Acompanhe o roteiro:



1. Com a ferramenta de seleção, clique no objeto em primeiro plano, abaixo do qual está o objeto que você deseja editar.

2. Agora, pressione Alt e clique de novo no objeto em primeiro plano, a fim de transferir a seleção para o objeto imediatamente abaixo.

3. Repita o passo 2 tantas vezes quanto necessário, até selecionar o objeto desejado.


Como retornar à última ferramenta utilizada com o CorelDraw


Para retornar à última ferramenta utilizada, pressione a barra de espaços. Esse comando é muito mais rápido e prático do que pegar o mouse e escolher a opção desejada na caixa de ferramentas.



Para combinar dois objetos ao longo de uma linha traçada à mão livre com o Corel Draw



Uma característica interessante do CorelDraw é a possibilidade de combinar dois objetos ao longo de uma linha traçada à mão livre. Com os objetos já desenhados na página, selecione o botão Mistura Interativa. Agora, pressione Alt e trace uma linha ligando uma figura à outra e solte a tecla Alt. Enquanto traça a linha, você pode ver a estrutura da nova imagem, que será a combinação das duas originais.



Uma forma de achar objeto não visível com o CorelDraw



Outra forma de localizar um objeto não visível (veja a nota 2) é usar a tecla Tab. Selecione um objeto qualquer e acione Tab repetidas vezes até encontrar o item que procura.



Utilize os efeitos da Tinta Úmida com o CorelDraw



Entre os numerosos efeitos gráficos disponíveis no CorelDraw, vale a pena experimentar a Tinta Úmida. Como o nome sugere, ela dá a fotos a impressão de pintura com a tinta ainda fresca. Para obter esse resultado, aplique sucessivas combinações de valores positivos e negativos para o grau de umidade da foto. Números negativos produzem a impressão de que a tinta está escorrendo. Isso ocorre principalmente com as cores mais escuras. Os valores positivos produzem efeito idêntico nas cores claras. Para fazer o teste no CorelDraw 9, clique na foto com a ferramenta Seleção e acione o comando Bitmaps/Distorcer/Tinta Úmida. Na janela que se abre, movimente o controle de Porcentagem para definir o tamanho das gotas e o de Umidade para indicar quais cores vão "pingar".



Para traçar a imagem do centro para a periferia com o CorelDraw



Normalmente, quando se traça uma figura - uma elipse, por exemplo -, o desenho é feito de um ponto extremo a outro. No entanto, há casos em que é melhor traçar a imagem do centro para a periferia. Para isso, pressione a tecla Shift e faça o desenho. Também é possível manter pressionadas as teclas Ctrl+ Shift e traçar, desde o centro, quadrados e círculos perfeitos.



Utilize cores misturadas no CorelDraw



É fácil aplicar cores misturadas no CorelDraw . Primeiro, selecione um objeto e escolha uma cor na paleta. Depois, pressione a tecla Ctrl e clique em outra cor na paleta. O matiz resultante, na figura, é a combinação das duas cores. Repita o segundo passo para cada cor que você desejar adicionar. Ao incluir uma tonalidade na mistura, você percebe que há uma pequena mudança na cor anterior. Para aumentar a proporção de uma cor, mantenha Ctrl pressionada e selecione-a várias vezes na paleta.



Um truque para fazer curvas artísticas com o CorelDraw



Um dos recursos do CorelDraw é a possibilidade de aplicar efeitos artísticos a curvas. Para experimentar esse recurso, trace uma curva com a ferramenta Mão Livre. Em seguida, acione o comando Efeitos/Mídia Artística. Aparece a janela Mídia Artística, ancorada na tela principal. Selecione o objeto traçado a mão livre e escolha um tipo de pincelada-padrão na janela Mídia Artística.



Para colocar objetos dentro de outros objetos com o CorelDraw



O CorelDraw dispõe de um recurso chamado PowerClip, que permite colocar objetos (o conteúdo) dentro de outros objetos, chamados recipientes. Para criar um PowerClip, siga os passos:



1. Selecione o objeto que será usado como conteúdo - por exemplo, uma fotografia, da qual um trecho será destacado no PowerClip. Se a foto for muito maior que o recipiente que vai recebê-la, corte-a, deixando apenas o trecho que efetivamente será usado.

2. Acione Efeitos/PowerClip/Colocar em Recipiente.

3. O cursor se transforma numa seta, específica para a manipulação de PowerClips. Clique no recipiente com essa seta e o PowerClip está pronto.


Para personalizar a barra de ferramentas com o CorelDraw



No CorelDraw , você pode criar uma barra de ferramentas personalizada e reunir nela os comandos que mais utiliza. Clique em Ferramentas/Opções e, na tela que se abre, selecione Personalizar/Barras de Ferramentas. Em seguida, na lista Comandos, escolha um item desejado e arraste-o para fora da janela Opções. Surge uma nova barra de ferramentas flutuante. Arraste para ela outros comandos e feche a janela Opções. A nova barra de ferramentas passa a ser um objeto permanente. Você pode mantê-la flutuando ou ancorá-la em algum canto da tela.



Como lidar com estilo de texto no CorelDraw



É fácil criar uma tecla de atalho para aplicar um estilo de texto. Primeiro, acione Ferramentas/Estilo de Gráficos e Texto, ou Ctrl+F5. Na janela que surge, escolha o estilo desejado. Clique no mesmo estilo com o botão direito e escolha, no menu de contexto, a opção Editar Tecla de Ativação. Abre-se a janela Opções. Nela, clique na caixa de combinação cuja legenda é "Pressione a nova tecla de atalho". Agora, pressione a combinação de teclas que você deseja associar ao estilo - por exemplo, Alt+F5. O nome dessas teclas aparece na caixa. Se a combinação já estiver atribuída a outro comando, o CorelDraw avisa - não libera o botão Atribuir, que deve ser pressionado para concluir a operação. Dê OK para fechar a caixa de diálogo Opções. Um detalhe: é possível criar uma combinação com mais de duas teclas, mas somente até quatro delas.



Personalizando o nome da barra de ferramentas no CorelDraw



Cada nova barra de ferramentas que você cria assume um nome-padrão seqüencial: Barra de Ferramentas 1, 2 etc. Mas você pode personalizar esse nome. Para isso, acione Ferramentas/Opções e, na caixa de diálogo, escolha o item Personalizar. Agora, na lista Barras de Ferramentas, selecione a que deseja renomear. Clique outra vez no item e digite o novo nome. Nessa mesma tela, pode-se eliminar uma barra personalizada. Basta selecionar o nome dela e acionar o botão Excluir.



Como usar a ferramenta Faca em curvas de Bézier com o CorelDraw



Use a ferramenta Faca para traçar curvas de Bézier sobre um objeto e recortar superfícies irregulares. Para isso, faça o seguinte. Primeiro, clique no botão da ferramenta Forma e, na barra de opções, selecione a ferramenta Faca. Leve o cursor para um ponto na borda do objeto. Quando a Faca estiver pronta para cortar, o ícone inclinado do cursor passará a se apresentar em posição vertical. Então, mantenha pressionada a tecla Shift e vá clicando para posicionar os próximos nós da curva. Ao mesmo tempo, gire o cursor para ir definindo o formato do corte. Para garantir um bom resultado, o último ponto também deve ser posicionado em algum lugar da borda do objeto. Terminada a curva, pressione a barra de espaços, para desativar a ferramenta Faca. Por fim, acione a tecla Tab e arraste o pedaço desejado da figura.



Obtendo traço realmente curvo na curva de Bézier com o CorelDraw



Ao traçar uma curva de Bézier, ela apresenta um número inicial de nós que dão às linhas um perfil poligonal. Para obter um traço realmente curvo, é preciso adicionar nós à curva de Bézier. Para isso, selecione a curva e escolha a ferramenta Forma (F10). Em seguida, clique num dos nós existentes e surgem, próximos, outros pontos de referência. Arraste-os para ir dando à curva o formato arredondado. Nessa tarefa, use, na barra de Propriedades, botões como Tornar o Nó Suave, Converter Linha em Curva e vários outros.



Para alinhar objetos com o uso do teclado no CorelDraw

É muito fácil alinhar objetos com o uso do teclado. Basta selecioná-los e aplicar uma das seguintes teclas:

T - alinha pelo topo.

B - alinha pela parte mais baixa (bottom).

R - alinha os objetos pela direita (right).

L - alinha pela esquerda (left).



Um detalhe interessante: o resultado do alinhamento depende da ordem em que você clicar os objetos na hora de selecioná-los. Se, por exemplo, houver dois objetos, o primeiro clicado é que vai se deslocar para estabelecer o alinhamento com o topo, fundo, direita ou esquerda do outro. Esse princípio também vale para as teclas rápidas de centralização.


Para pintar um objeto com um gradiente de cores no CorelDraw


A ferramenta Preenchimento - o balde de cor - oferece, entre outras opções, a possibilidade de pintar um objeto com um gradiente de cores. Para usar essa opção, selecione o objeto a ser pintado e escolha a ferramenta Diálogo Preenchimento Gradiente (ou F11). Defina, por exemplo, duas cores para o degradê. A variação de uma tonalidade a outra pode ser feita em diferentes números de passos, variando de 1 a 256. Esse número é a chave para o efeito a ser obtido com o degradê. Quanto mais próximo de 256, mais suave é o "trajeto" de uma cor a outra. Para mudar o valor, clique no botão com o desenho de um cadeado, a fim de destravar o acesso à caixa Etapas.



Como imitar a mão do pintor no CorelDRaw



Eis um truque para imitar a pressão utilizada pela mão do pintor ao executar uma pincelada. Na caixa de ferramentas, selecione Mídia Artística. Na barra de propriedades, ligue o botão Pressão. Agora, vá traçando uma linha enquanto dá sucessivos toques na tecla seta para cima. Isso engrossa o traço do pincel. Toques sucessivos na seta para baixo produzem o efeito contrário.



Para dar um efeito sombra com o CorelDraw



Use um efeito de sombra para dar aos desenhos uma impressão de profundidade. Selecione a ferramenta Sombreamento Interativo. Depois, clique na imagem e arraste-a para o lado no qual a sombra deve ser projetada. Surge um pequeno quadrado branco no centro da figura e uma seta que indica a direção da sombra. Continue arrastando até ver o contorno da figura deslocando-se nessa direção. Quanto maior o deslocamento do contorno, maior a sombra.



Para mudar a orientação da página com o CorelDraw



No CorelDraw, é possível mudar a orientação da página (retrato ou paisagem) sem abrir nenhuma caixa de diálogo. Clique com o botão direito na orelha que contém o nome da página, na parte inferior da tela. No menu de contexto, escolha a opção Alternar Orientação de Página..



Fazendo uma curva girar em torno de seu ponto central com o CorelDraw



Para girar uma curva em torno de seu ponto central, clique duas vezes (não é duplo clique) no objeto com a ferramenta Seleção. O primeiro clique seleciona o objeto e o segundo o faz apresentar alças de rotação. Há dois conjuntos de alças. As mais exteriores giram o objeto em torno de seu ponto central. As internas, mais próximas à curva, deslocam a imagem, deformando-a. Também é possível definir o ângulo de rotação da imagem digitando-o na barra Propriedades.



Centralizando um objeto na página com o CorelDraw



Uma forma rápida de centralizar um ou mais objetos na página é selecioná-los e usar as seguintes teclas de atalho: E centraliza horizontalmente os itens selecionados; P reúne todos os objetos no centro da página; e C centraliza os objetos em relação a um eixo vertical. Quanto à ordem de deslocamento das imagens.



Para pôr o texto dentro de um círculo com o CorelDraw



Normalmente, uma caixa de texto (ferramenta Texto) é um objeto retangular. No entanto, é muito comum a necessidade de dispor um texto dentro de um objeto com outro formato, como um círculo. É simples: desenhe o círculo e selecione-o. Em seguida, clique na ferramenta Texto, pressione Shift e leve o cursor para algum ponto da borda da figura. Quando o cursor apresentar um pequeno quadrado com as letras AB, clique na figura. Esta passa a exibir uma segunda borda interrompida - sinal de que a caixa de texto assumiu o formato do outro objeto. Digite dentro dela e observe que o texto se ajusta a esse formato. Se for necessário, é possível separar os dois objetos. Basta selecionar os dois objetos e dar o comando Organizar/Separar. A ferramenta Texto mantém o formato herdado da outra figura, mas agora pode ser separada do molde.



Como voltar à Seleção no CorelDraw



Depois de realizar uma operação com qualquer outra ferramenta de desenho, para voltar rapidamente à ferramenta Seleção, pressione a barra de espaços.



Para duplicar um objeto com o CorelDraw



Para duplicar um objeto, pressione a tecla + no teclado numérico. A cópia é criada exatamente em cima do original. Clique no centro dela e arraste-a para ver os dois objetos.



Para traçar linhas de guia no CorelDraw



Trace linhas de guia, horizontais e verticais, para ajudar na execução do desenho. Para uma linha vertical, pressione Alt e arraste a linha de um ponto da régua horizontal. Para a linha vertical, Alt+linha a partir de um ponto da régua vertical. Para eliminar uma linha de guia, selecione-a e acione a tecla Del.



Aplicando efeito de vidro enrugado no CorelDraw



Quando se trabalha com fotos, é possível aplicar nelas uma variedade de efeitos. Um deles é o chamado Bloco de Vidro, que distorce a imagem como se ela passasse a ser vista através de um vidro enrugado. Entre os profissionais do ramo, esse efeito recebe o nome de pixelização. Para aplicá-lo no CorelDraw 9, selecione a foto e, no menu Bitmaps, escolha Criativo/Bloco de Vidro. Surge uma caixa de diálogo, na qual você deve indicar a largura e a altura (em pixels) do bloco de vidro. Use o botão Visualizar, que lhe permite experimentar com as dimensões do bloco de vidro e antecipar o resultado, sem aplicar o efeito.



Para traçar círculos concêntricos com o CorelDraw



Utilize o princípio da duplicação, para traçar círculos concêntricos. Desenhe o primeiro círculo. Duplique-o. Agora, mantenha pressionada a tecla Shift e desloque para dentro, com a ferramenta Seleção, uma das quatro alças externas do objeto. Com isso você produz um círculo concêntrico menor que o primeiro.






Programa muito legal pra quem quer aprofundar páginas da web com efeitos super legais.


Este é um programa de edição de páginas web muito potente, e totalmente gratuito. É uma ferramenta de criação de websites bastante poderosa e orientada mais aos programadores do que aos designers, pois quase tudo deve ser feio escrevendo código. E mais, só tem duas das três vistas com que contam os programas deste tipo, que são elas: a vista de código (que é a pré-determinada no HTML-Kit) e a de pré-visualização. A que falta, que é a pré-determinada em outras ferramentas menos potentes (Frontpage ou Dreamweaver, por exemplo) não está disponível em HTML-Kit. E é que,comparando esta ferramenta totalmente gratuita, com as duas anteriores, nos daremos conta de que estamos ante uma aplicação surpreendente.
Reconhece quase todas as linguagens de criação de websites (HTML, ASP, JavaScript,...) e os colore convenientemente, contém uma infinidade de comandos úteis na hora da edição (conversão de tabuladores a espaços, eliminação de enter,...), corrige a sintaxe HTML, permite a edição de documentos XML,...
Esta quantidade de opções é aplicável devido ao suporte de plug-ins que oferece este programa. Existem bastantes deles entre os que destacam uma coleção de script em javascript e outro com as especificações das linguagens php, incluídas as funções de acesso a bases de dados.
Além do mais, o programa é totalmente configurável e permite a edição de sites diretamente pela internet, criar planilhas ou gravar arquivos em formato UNIX, por exemplo.
Desde meu ponto de vista de programador, este programa deixa bastante atrás aos FrontPage ou Dreamweaver, que estão ótimos, mas para os artistas.
Ademais, o suporte técnico é surpreendente e embora esteja em inglês, o autor nos ajuda no que for possível. Convém dizer, que o website do autor, http://www.chami.com/, contém outros programas e utilidades várias e boas para os programadores web. A página web de HTML-Kit é http://www.html-kit.com/, embora através do chami.com tem-se acesso.








Visitem o site de uma amiga muito especial e lá irão ver muitas dicas legais 


Como montar um favicon para seu site. Visite esse Link









O que é HTML?


HTML é uma linguagem essencial na criação de sites. Existem linguagens mais modernas como o Java e o HTML Dinâmico, mas são muito complicadas e é preciso muito mais tempo para fazê-las manualmente. O HTML é um arquivo de texto. Para fazer um, basta você pegar um programa de edição de Páginas ou abrir um bloco de notas no seu Windows. É necessário que você salve o texto com o final (.htm ou html) em uma Pasta (ou diretório) criada para salvar sua homepage ou página (Ex.: c:\meus sites ou d:\meus sites) . Abra um bloco de notas, e se orientando à partir desse texto, vá criando aos poucos a sua homepage ou página.
 
 
    O começo de tudo.
 
 
 
Abra um Bloco de Notas

E faça o mesmo texto abaixo na sequência  no Bloco, essa é a estrutura central de uma homepage ou página para site.



Agora salve o seu arquivo como index.html.
Lembre-se de salvar todos os arquivos escrevendo seu nome usando apenas letras minúsculas. Isso

serve para imagens e para arquivos HTML. A primeira página da sua Homepage ou Página tem que se chamar index.html.
Já deu pra perceber, que todos comandos que você colou no Bloco de Notas começam (Ex.:
. Esses comandos são chamados de TAGs. Entre esses TAGs
devem ser colocados alguma coisa.
Entre os TAGs TITLE, você deve colocar o título da sua Homepage ou Página  (Ex.: ).
Agora que você já sabe, vai lá no Bloco de Notas e coloca um título na sua página. Esse título vai
aparecer lá na barra mais alta do Explorer.

Agora vamos definir a cor ou a imagem do fundo da sua homepage. Dentro do TAG BODY coloque o seguinte: BGCOLOR="YELLOW" (Ex.: ). Você pode mudar para a cor que você quiser escrevendo no lugar do YELLOW, o nome da cor que você quiser, mas sempre em inglês. Para colocar uma imagem ao invés de uma cor, ao invés de BGCOLOR="YELLOW" coloque
BACKGROUND="imagem.gif" (Ex.: ). A imagem
pode ser gif ou jpg, por que carregam mais rápido. É necessário que você copie a imagem que você
quer usar, para a pasta (c:\homepage) onde está o arquivo index.htm. A imagem pode ter qualquer
nome.
Agora você vai começar a montar a sua Homepage. Primeiro você tem que fazê-la no seu computador, e só depois de tudo pronto que você exporta para internet.
 
Títulos
Salve mais uma vez a sua página.

Para criar títulos você pode usar TAGs como H1 a H6, dependendo do tamanho que você quiser H1 é o que deixa o título maior e H6 é o que deixa menor.
Vá no Bloco de Notas e escreva abaixo do >BODY BGCOLOR< ou do >BODY BACKGROUND< (Dependendo de qual deles você escolheu fazer) e escreva Nome da Homepage.
Para que o título da sua homepage fique no centro da página, você precisa colocá-lo entre os tags CENTER>

Para Incrementar mais seu título você pode usar os seguintes TAGs:

  •  Coloca o texto ou o título no centro
  •  Sublinha o texto ou o título
  •  Deixa o texto ou o Título em Negrito
  •  Faz o Título ficar piscando (Só funciona no Netscape)
  •  Deixa o texto ou o Título em itálico
  •  Alinha o texto à direita
  •  Faz o título ficar correndo da direita para esquerda (Só funciona no Explorer)
  •  Muda de linha. É como se fosse o ENTER quando se escreve no WORD

 Vamos ver como é que está ficando a sua Homepage?. Abra um Explorer (Recomendado) ou um Netscape e escreva na barra de endereços: C:\homepage\index.htm . Se tudo deu certo, na barra superior do seu browser vai estar escrito o nome da sua Homepage, O fundo vai estar da cor que você colocou, ou com a imagem que você escolheu.
Textos

Os textos devem ser inserido abaixo do título. Não é preciso colocar TAGs entre o texto. Basta escrevê-los. Você pode incrementar o seu texto usando as opções listadas acima. Você também pode mudar o tamanho e a fonte da letra:
Ex.: TEXTO COLORIDO. Não se esqueça que no lugar de COR, deve-se escrever o nome da cor em inglês, ou então o código dela. Ex.:

 Abaixo está uma tabela com o código das principais cores:

Código e Cor

#800000 Vermelho Escuro

#008000 Verde Escuro

#808000 Amarelo Escuro

#000080 Azul Escuro

#c0c0c0 Verde Claro

#c0dcc0 Verde Garrafa

#a6caf0 Azul Claro

#808080 Cinza Escuro

#ff0000 Vermelho

#0000ff Azul

#ffff00 Amarelo

#ffffff Branco

#000000 Preto



Imagens

Podemos inserir imagens em um documento HTML. Os formatos mais usados são GIF e JPG. Para inserir uma imagem, use o TAG sem TAG de finalização EX: < IMG SRC="imagem.gif">. LEMBRE-SE: A imagem deve estar na mesma pasta do arquivo index.htm

Salve novamente seu texto no Bloco de Notas


Links


Links são aquelas frases ou palavras, que quando você clica , te levam para outra página. Vamos supor que você queira colocar um link na sua página incial (index.htm), para uma página sobre a cidade que você mora, que você vai fazer. Escreva: Faça aqui o seu blog.. Vai ficar assim: Visite esta página e saberá o processo de como montar o seu blog. Então você deve abrir outro Bloco de Notas do Windows e fazer outra página falando da cidade que você mora (ou do que preferir) Você pode fazer um link para a página de um amigo seu, ou uma página que você gostou:

< A HREF="http://www.endereco.com.br /amigo">


ou

< A HREF="http://www.cade.com.br">

Imagens Clicáveis

Crie um arquivo de imagem (GIF ou JPG) ou copie alguma imagem para a pasta (c:\homepage) onde está o arquivo index.htm .
Coloque o comando


Você pode modificar o valor de BORDER definindo a largura da borda da imagem.

Explorando mais o TAG BODY


É no TAG BODY que se define a cor sou imagem de fundo, como já foi parcialmente explicado. É também no BODY que definimos a cor dos links antes e depois de serem clicados, e também a cor inicial do texto
Todo texto que não estiver entre o TAG fica da cor inicial. Para mudar a cor de fundo, como já foi explicado, você precisa escrever dentro do Tag BODY BGCOLOR="COR" .
Essa cor pode ser escrita em inglês ou podemos colocar no lugar da palavra COR, o código da cor, que está na tabela acima.
Para Mudar as cores dos Links escreva dentro do TAG BODY:
LINK="COR" - Cor dos Links
VLINK="COR" - Cor dos Links já Visitados
ALINK="COR" - Cor dos links Ativos - O link fica ativo quando você clica nele. (Até que ele fica contornado por um pontilhadinho)

Música de Fundo

Existem várias maneiras de colocar música em sua página. Uma das mais simples dela é com o  Microsoft Internet Explorer a partir de sua vesão 2.0 Para tocar música em sua Home Page, inclua o TAG.
ao invés de arquivo.mid, você pode colocar também arquivo.wav. E ao invés de LOOP=INFINITE você pode colocar LOOP=(quantidade de vezes que você quer que a música toque ou que o som se repita). Lembre-se de que o arquivo MIDI ou WAVE deve estar no diretório (C:\homepage) Pelo Netscape Navigator , o comando é outro:

Gifs Animados

Gifs Animados são imagens em formato GIF que fazem animações. Você mesmo pode fazer os seus usando o programa Microsoft GIF Animator , fazendo um Download dosite da Microsoft . Você vai ter que se virar pra fazer um GIF Animado. O mais fácil é sair pela internet procurando GIFs Animados.
Já que você está navegando nesse momento pela DFranK, basta abrir outro explorer, entrar na
DFranK e visitar a sessão GIFs Anim. Salve todos GIFs que interessarem (clicar com o botão direito do mouse no GIF e escolher salvar  figura como...) na pasta (C:\homepage)  Se você quiser, pode fazer links com esses GIFs, do mesmo geito que se faz com as imagens comuns.

Tabelas


Cel. 1 Linha 1Cel. 2 Linha 1
Col. 1 Linha 2Col. 2 Linha 2


Testando sua Página
 
Vá até o Explorer ou o Netscape e digite na barra de endereços: (c:\homepage\index.htm). Teste cada link da página verifique se cada imagem está aparecendo direito, e se os textos estão do jeito que você quer. Confira se o código da sua página está mais ou menos assim. Se estiver tudo OK você poderá exportar sua página para a Internet. Lembre-se de que você já deve ter feito a inscrição de uma página em um dos Sites de Hospedagens listados na sessão Grátis/Hospedagem. Você tem que estar com o código que lhe foi fornecido pelo Site de Hospedagem e o LOGON ou Nome da Página . 
 
TAGs
 








Oi Miguinhos ;-))


Uma dica muito importante para quem costuma salvar alguns arquivos em EML, principalmente os papéis de carta.
Quando salvamos e vamos na pasta para visualizar, sempre vemos o ícone de um envelope. E para ver o conteúdo desse envelope sempre temos que abri-lo.
Com este arquivo, em anexo, já veremos de imediato o conteúdo do envelope sem precisar abrir o envelopinho ;-))
Muito interessante e útil ;-))
Basta descompactar o zip, em uma pastinha, e dar dois cliques em cima do arquivo e dizer sim ao que ele pedir ;-))
Esse arquivo será salva dentro do Registro.
Adorei e já já estou usando ;-)). Para ver o efeito, No Windos Explorer, escolha a opção "Exibir Miniaturas".

Beijocas

Sissy ;-))


Antes eu via tudo assim:






Agora vejo tudo assim:












 Copy File Path -, que, traduzindo, quer dizer (+-) "copia o caminho da imagem".




Ele cria um atalho no menu do botão direito do mouse para vc copiar o caminho do arquivo que quer inserir no script.
Depois de escolher a opção "Copy File Path" basta abrir o script e colar (Ctrl V) no local correspondente.

A instalação funciona assim:

- Abra o Zip;

- Extraia o arquivo .EXE para a pasta C:\Windows;

- Extraia o arquivo .REG para uma pasta de fácil acesso e feche o zip;

- Vá até a pasta onde o salvou, clique com o botão direito sobre o arquivo copyfilepathkey.reg e escolha a opção MESCLAR.

A instalação está pronta.


Para usar, basta clicar o o botão direito do mouse sobre a imagem,a imagem tem que estar aberta,  midi ou fundo que quer usar no script, escolher a opção: Copy File Path, depois ir pro script e colar onde quer inserir o endereço.






Vamos trabalhar com as seguintes ferramentas e linguagem




Macromedia DW

Microsoft Access

ASP



Bom maos a obra.



1- Abra o seu DW a primeira coisa a fazer e configurar um site padrao.




onde

Local Folder = Pasta onde esta o seu site.

Default Folder Image = Pasta onde esta as imagens do seu site..

as outras opçoes vc nao precisa alterar, feito isso vamos abrir o ACCESS e criar nossa base de dados.

2-Vamos criar um banco de dados em branco e salvar ele com o nome de cadastro.mdb na pasta raiz da sua aplicaçao.

3- Abaixo esta a estrutura da tabela que vamos criar.




Importante logo abaixo no access tem uma propriedade para o campo que se chama REQUERIDO com o valor NAO , esse valor diz que o registro pode ser incluido no banco de dados com o valor em branco, caso vc mude para SIM vc ter que fazer a validaçao no campo antes de mandar gravar o cadastro para nao ir para

o BD e gerar um erro. Agora vamos salvar a tabela tambem como nome de CADASTRO

4- Vamos no DW nosso primeiro passo e criar uma pagina que deve ser salva com o nome de INDEX.ASP e vamos criar agora a conexao com o Banco de dados, vamos na aba APPLICATION > DATABASES clique no sinal de MAIS e escolha o tipo de conexao CUSTOM CONNECTION STRING (conexao do tipo string, CONNECTION NAME: nome da sua conexao CONNECTION STRING: string de conexao como mostra a tela abaixo.

String de Conexao = Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data

Source=D:\Macromedia\DreamWeaver\CadastroBD\Cadastro.mdb;







Apos feito isso clique em TEST, deverá aparecer uma msg que a CONECXAO FOI TESTADA COM SUCESSO.

5- Agora vamos colocar na pagina INDEX.ASP um formulario e dentro deste formulario vamos contruir uma

tabela que vai conter os campos que foram colocados no Banco de dados, (coloque os mesmos nomes nas

propriedades do Input Text que vc colocou para o campo no Banco de dados.

CODIGO DA PAGINA

6 - feito isso vamos criar uma pagina que vai ser a listagem dos cadastro no banco de dados, vamos chamar ela de LISTA.ASP.

Na pagina INDEX.ASP vamos agora fazer o processo para inserir no Banco de dados.

Vamos na aba APPLICATION > SERVER BEHAVIORS > INSERT RECORD preencha sua tela como mostra a figura abaixo.

Figura 6

8- Pronto ja estamos gravando no banco de dados (eu espero!!!)

9- Nossa pagina de LISTA.ASP ira listar todos os registros do banco de dados, entao vamos la,

contrua uma tabela conde vc vai listar os campos.

Figura 7

10- Agora vamos Fazer o Script para a listagem dos dados. Vamos criar um RECORDSET(a tao famosa Query)

para isso vamos em APPLICATION > BINDINGS > RECORDSET(QUERY) preencha a sua tela igual a tela abaixo.

Figura 8

Note que agora na Aba BINDINGS vc tem o recordset criado, clicando no sinal de mais vc tera todos os

campos da tabela como mostra figura abaixo.

Figura 9

10 Agora vamos clicar e arrastar para nossa tabela na pagina os campos do recordset para seus

respsctivos campos na tela como mostro abaixo.

Figura 10

11- Feito isso, vamos agora criar o comando para repetir os registro da tabela ate o final.

Vamos selecionar toda a linha da tabela onde nos inserimos os campos do recordset feito isso vamos em

APPLICATION > SERVER BEHAVIORS > REPEAT REGION como mostra a tela abaixo, onde e escolhido qual

RecordSet vc quer repetir e a quantidade, nos vamos escolher o listagem e todos os registros.

Figura 11

12- Pronto vc ja esta gravando dados e listando no do banco de dados





0 comentários:

Postar um comentário